Brazilian Portuguese Terminology

From Inkscape Wiki
Jump to navigation Jump to search

Este é o começo do Glossário do Inkscape. Por favor respeite este documento e contribua com ele se você trabalha com a interface de usuário do Inskcape. Se você está envolvido com traduções do Inkscape, por favor crie e adicione um glossário semelhante em seu idioma nativo na lista Template:ListTerminology.

Other languages: العربية Català Česky Deutsch English Español Français Italiano 日本語 한국어 Polski Português Português do Brasil Русский Slovenčina 中文


Geral

Uma boa referência do vocabulário SVG está disponível em Site padrão do SVG (hospedado pela própria W3C).

Objetos

  • Objeto: uma coisa independente, editável na tela. Pode ser um caminho, uma forma, um objeto de texto, um grupo, etc.
  • Caminho: objeto, com nós, mas sem alças. Por exemplo uma linha criada com a ferramenta Mão Livre.
  • (Live) Shape: um objeto que não mostra nós mas que pode ter controles. Um exemplo disso é um círculo ou uma estrela. Uma live shape pode ser convertida em caminho pelo comando Converter para Caminho.
  • : ponto de um caminho que você pode manipular. Se você usa a ferramenta Nó, então ele é mostrado como um retângulo cinza ou azul (se selecionado) em um caminho. Formas não possuem nós, apenas alças. Nós podem ter uma ou mais alças também - mostradas como círculos conectados ao nó. Elas modificam as tangentes Bézier.
  • Alça:
    • Um dos dois pontos ao redor de um nó, exibido (para nós selecionados) como um círculo conectado ao seu nó por uma linha (alças de nó);
    • As setas ao redor do objeto selecionado no seletor (alças de escala, alças de rotação);
    • Pontos em uma forma que podem ser arrastadas pela ferramenta do nó para editar a forma, exibida como pequenos diamantes brancos (alças de forma);
    • O que você arrasta na tela para definir o posicionamento, a direção e o tamanho de um gradiente ou padrão (alças de gradiente, alças de padrão). Internamente, isso é chamado de Nó, mas é um termo obsoleto na documentação do usuário.
  • Contorno: um contorno visível de uma forma ou caminho. Não é o mesmo que caminho; um caminho pode não ter um contorno. Se o contorno estiver presente, ele poderá ser convertido em caminho pelo comando Converter traço em caminho.
    • PowerStroke: the dependency of the stroke width on distance along the stroke. This is available from the Live Path Effects dialog.
    • Padrão ao longo do caminho: a representação de um contorno como uma sequência de objetos arbitrários posicionados ao longo do caminho. Disponível usando as extensões (Padrão ao longo do caminho, Dispersão) ou Efeitos de caminho ativo (Padrão ao longo do caminho).
  • Preenchimento: é um atributo opcional para objetos e seus traçados. Pode ser uma cor, um padrão, um gradiente, ou ainda "unset" (não definido, permitindo clones de objetos
  • Padrão: um tipo de preenchimento que consiste em repetir objetos lado-a-lado.
  • Gradiente: um tipo de preenchimento que consiste de múltiplas cores. Gradientes radiais e lineares estão disponíveis. Consistem de duas ou mais cores que têm uma forma intermediária colorida pelo computador. Cada cor que voce atribui a um gradiente tem uma alça associada a ela, a 'parada de gradiente'.
  • Texto: símbolos legíveis que podem representar ideias. Pode ser modificado e dobrado por muitos efeitos.
  • Grupo: uma coleção de objetos que ficam juntos. Elementos individuais que podem ser editados pelo duplo clique do mouse, segurando Ctrl e clicando, ou desagrupando.
  • Camada: uma fatia vertical de uma imagem inteira. Imagine vários pedaços de vidro transparente empilhados um sobre o outro. Pode-se desenhar em um, desenhar em outro e movê-los separadamente, sem afetar um ao outro.
  • Clone: um novo objeto que possui exatamente as mesmas propriedades que o objeto clonado. Algumas de suas propriedades podem ser editadas separadamente do objeto inicial, mas não todas.
  • Parada de Gradiente: um ponto no decurso de um gradiente ao qual foi atribuída uma cor específica. Cor e posição podem ser modificadas. O espaço entre as paradas de gradiente é preenchido com uma transição entre as duas cores de parada.

Tela

  • Documento: o arquivo como um todo. Objetos, camadas, efeitos, e tudo o que está dentro do documento.
  • Tela: Onde os objetos residem. Somente a tela é visível. Objetos colocados fora da tela não são visíveis.
  • Página: a área do documento que será impressa e que será exibida quando você visualizar o arquivo usando um navegador da web.
  • Grade: um arranjo regular de diretrizes de desenho. Os objetos podem ser encaixados nele.
  • Guia: outra diretriz de desenho que pode ser ativada e movida conforme desejado. Os objetos podem ser encaixados nele.

Interface do Usuário

Janela do Documento

A janela principal, exibindo Tela, Menus, Barra de Comandos, Caixa de Ferramentas, Barra de Controles de Ferramentas, Barra de Status, etc. Observe que a mesma instância do programa pode ter várias janelas de documentos. Às vezes, as caixas de diálogo do programa são chamadas de "janelas"; portanto, é importante distinguir entre elas e a janela do documento.

Tela

Parte principal, com borda opcional, réguas e barras de rolagem

Menu

Barra na parte superior contendo opções de menu, por exemplo Arquivo, Objeto.

Barra de Ferramentas

Para tornar a barra de ferramentas visível, selecione Exibir -> Mostrar/Ocultar -> Barra de ferramentas no menu.

Ferramenta Selecionadora

Atalho: F1 ou s
Atalho: (Alt + ) Arrasto Esquerdo

Permite a seleção de objetos com o mouse. Clicar com o botão esquerdo no objeto irá selecioná-lo. Clicar em objetos com "Shift" clicado selecionará objetos adicionais. Clicar novamente no objeto entrará no modo de rotação. Manter Alt e arrastar o mouse pela tela produzirá uma linha vermelha. Todos os objetos pelos quais essa linha vermelha passa serão selecionados. Arrastar o mouse pela tela sem nenhuma outra tecla selecionará os objetos que estão totalmente dentro do retângulo aberto ao arrastar.

Ferramenta Nó

Atalho: F2 ou n

Permite editar nós individuais em objetos. Redimensionando formas, transformando sua forma.

Ferramenta Ajustador

Atalho: Shift+F2 ou w

Ferramenta Zoom

Atalho: F3 ou z
Atalho: Ctrl + Roda do mouse

Permite que o usuário mantenha a tela mais próxima ou mais longe. Quando a ferramenta é selecionada, ela pode ser usada de duas maneiras. O botão esquerdo do mouse pode ser arrastado para criar uma caixa que se tornará o novo tamanho da tela. Isso é para aumentar o zoom. O botão "Shift" pode ser pressionado e o botão esquerdo do mouse pode ser clicado para diminuir o zoom.

Ferramenta Retângulo

Atalho: F4 ou r

Desenha polígonos bidimensionais de quatro lados. A tecla "Ctrl" pode ser pressionada para desenhar quadrados perfeitos.

Ferramenta Elipse

Atalho: F5 ou e

Desenha polígonos com um número infinito de lados. A tecla "Ctrl" pode ser pressionada para desenhar círculos perfeitos.

Ferramenta Estrela

Atalho: *

Permite que estrelas e outros polígonos com vários lados sejam criados. O número de cantos e a taxa de raios podem ser editados, possibilitando a criação de pentágonos, estrelas e pentagramas, cada um consistindo em apenas um objeto.

Ferramenta Espiral

Atalho: F9 ou i

Cria espirais. O número de voltas, o raio interno e a divergência do espaçamento interno normal.

Ferramenta Lápis

Atalho: F6 ou p

(Para preservar a consistência, não se refira a esta ferramenta como ferramenta à mão livre. A ferramenta Lápis (à mão livre) é o melhor termo.)

Desenha linhas como um lápis. Clicar e depois clicar em outro lugar cria linhas retas. Clicando e arrastando mãos livres. Pressionar "Ctrl" e soltar levanta o lápis. Arrastar novamente colocará o lápis de volta na tela. (no Inkscape 0.91, as duas partes do caminho serão conectadas por linhas retas.)

Ferramenta Caneta

Atalho: Shift + F6 ou b

Para preservar a consistência, não faça referência a esta ferramenta como ferramenta de Bezier. A ferramenta Caneta (Bezier) é o melhor termo.

Clicar e depois clicar em outro lugar irá desenhar linhas retas. Clicar novamente irá desenhar uma linha a partir do segundo ponto. Clicar e arrastar criará a primeira metade de uma curva de Bezier, a segunda metade a ser criada mais tarde. Manter a tecla "Shift" pressionada enquanto arrasta irá desenhar apenas metade da curva de Bezier e continuará em linhas retas depois.

Ferramenta Caligrafia

Atalho: Ctrl + F6 ou c

Ótimo para escrever caracteres japoneses. Um tablet é recomendado, pois a sensibilidade à pressão controla facilmente a espessura da linha.

Ferramenta Texto

Atalho: t
Atalho: F8

A ferramenta de texto cria objetos de texto a partir da entrada do teclado.

Possui as seguintes opções que podem ser alteradas:

  • Fonte
  • Tamanho da fonte
  • Opções de fonte (negrito, itálico)
  • Alinhamento (esquerda, centro, direita, justificar)
  • Se o texto deve ser desenhado horizontalmente ou verticalmente

Para facilitar o alinhamento, clique com o botão esquerdo do mouse pressionado para selecionar uma área em que a entrada deve ser alinhada e, em seguida, digite o texto. Isso cria um contêiner de texto de fluxo (que, no Inkscape 0.91 e SVG 1.1, é suportado apenas no Inkscape), que você pode converter em texto normal usando o menu Texto -> Converter em texto.

Ferramenta Gradiente

Atalho: g

Ferramenta Conta-Gotas de Cor

Atalho: d

Ferramenta Conectora

Atalho: Ctrl + F2

Ferramenta Balde de Tinta

Atalho: u

Ferramenta Borracha

Atalho: Shift + e

Ferramenta Caixa 3D

Atalho: x

Barra de Comandos

Abaixo do menu, com botões para comandos como Novo, Aberto, ...

Ferramenta Barra de Comandos

Abaixo da barra de comandos. Possui os controles para a ferramenta atualmente ativa. Observe a capitalização. Não se deve se referir a ela como a "barra de ferramentas", nem é uma edição de "ferramentas" da variedade de "barras" "controles". Seu nome próprio deve ser a barra "Tool Controls".

Barra de Status

Na parte do rodapé da janela

Réguas

Barras de Rolagem

Da wikipedia: caixas de diálogo são janelas especiais usadas por programas de computador ou pelo sistema operacional para exibir informações ao usuário ou para obter uma resposta, se necessário. Eles são chamados assim porque formam um diálogo entre o computador e o usuário - informando o usuário de algo, ou solicitando informações do usuário, ou ambos.

Preenchimento e Traçado

Transformar

Gradientes

Amostras

Texto e fontes

Alinhar e Distribuir

Clones Lado a lado

Preferências

Propriedados do Documento

Metadados do Documento

Propriedades do Objeto

Editor XML

Verbos (ações em objetos)

em objetos

  • agrupar
  • desagrupar
  • clip
  • máscara
  • padrão
  • elevar
  • lower
  • rotate
  • flip

em caminhos

criar caminhos de objeto(s)

  • objeto para caminho
  • contorno para caminho
  • traçar bitmap

operações boleanas

  • união
  • diferença
  • intersecção
  • exclusão
  • divisão
  • cortar

manipular caminhos

  • combinar
  • separar
  • inserção
  • início
  • deslocamento dinâmico
  • deslocamento vinculado
  • simplificar
  • reverter

em textos

  • colocar em caminho
  • remover de caminho
  • fluir
  • desfluir
  • converter em texto
  • remover o kerning

em camadas

Extensões

Inkscape vem com muitas extensões que oferecem modificação e criação automatizada de objetos em seu desenho. Usuários também podem criar suas próprias extensões e compartilhá-las com outros usuários.

Filtros

Filtros modificam a aparênci de um objeto ao mapear a imagem renderizada para uma modificação daquela imagem, obtida por cálculos baseados em pixels.

Inkview

Termos obsoletos

Estes termos são usados dentro do código. Nunca use-os para documentação.

  • knot (isso pode ser uma "alça", "controle", "nó" etc como visto pelo usuário)
  • item (use "objeto")
  • área de trabalho (use "tela" ou "janela do documento" dependendo do contexto)
  • eventos de contexto (conhecidos pelos usuários como "ferramentas")

Palavras usadas como verbos e nomes

Tradutores, prestem atenção a estas palavras que podem ser usadas na interface do usuário tanto como verbos como substantivos ou ainda como adjetivos

  • Grupo
  • Clone
  • "Unset"