ReleaseAnnounce044-ptBR

From Inkscape Wiki
Jump to navigation Jump to search

Inkscape tem o prazer de anunciar o lançamento da versão 0.44 :: http://www.inkscape.org :: Desenhe livremente

A comunidade Inkscape lançou hoje oficialmente a versão mais recente do seu programa de desenho gráfico vetorial. O Inkscape 0.44 compreende muitas funções novas, é mais rápido e usável, tem um suporte melhor a SVG, foi traduzido para mais idiomas e possui maior velocidade e aperfeiçoamento.

Dentre as principais funções novas, destacam-se a caixa de diálogos para camadas, suporte a recorte de caminhos e à máscara (clipping e masking), exportação em PDF melhorada com suporte à transparência, teclas de atalho configuráveis, capacidade inovadora de "escultura de nós" da ferramenta de edição de nós e a possibilidade de visualizar o desenho em modo contorno. O desempenho recebeu ganhos significativos, especialmente na renderização da tela e na ferramenta de edição de nós.

As mudanças mais visíveis na interface gráfica são a paleta (Modelos) de cores em caixas de diálogos de acoplamento (docked), indicador de estilo interativo na barra de Estado, caixa de diálogos das preferências redesenhada, uma barra de ferramentas de texto e novos ícones. A obediência ao padrão SVG também foi melhorada, com o novo suporte à tag <switch> e perfis de cor ICC para imagens. Esta versão também inclui centenas de pequenas funções, aperfeiçoamentos de usabilidade e correções de bugs.

Em várias versões, uma coleção de extensões e efeitos foi introduzida no Inkscape, mas o menu Efeitos que dava acesso a estas funções era desativado por padrão. Com esta versão, tais funções amadureceram o suficiente de modo que os efeitos funcionam diretamente em todas as plataformas, e agora este menu vem ativado.

Gostaríamos de agradecer ao Google pelo patrocínio de cinco estudantes para trabalhar em vários esforços de desenvolvimento no Inkscape: Filtros SVG, protocolo Inkboard, exportar em PDF com Cairo e otimização de memória.

Baixe pacotes para Linux, Windows e Mac OS X em:

    http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=93438

Para mais detalhes, veja as Notas de Lançamentos completas para a versão 0.44:

    http://wiki.inkscape.org/wiki/index.php/Release_Notes

Captura de telas (screenshots) fornecidas pela comunidade:

    http://www.inkscape.org/screenshots/

Sobre o Inkscape

Inkscape é uma ferramenta de desenho de código aberto que usa o formato SVG (scalable vector graphics) do W3C (World Wide Web Consortium). Formas básicas, caminhos, texto, marcadores, clones, transparência, transformações, gradientes e agrupamento são algumas das funções suportadas pelo SVG. Além disso, o Inkscape suporta os metadados Creative Commons, edição de nós, camadas, operações complexas de caminhos, texto seguindo um caminho, texto emoldurado por uma forma e edição direta de SVG XML. Ele também importa vários formatos como EPS, PostScript, JPEG, PNG, BMP e TIFF e exporta PNG e vários formatos vetoriais.

A principal motivação do Inkscape é fornecer uma ferramenta de desenho em completa conformidade com os padrões XML, SVG e CSS2 à comunidade Open Source. Um trabalho adicional inclui a conversão do código base de C/Gtk para C++/Gtkmm, enfatizando a obtenção de um núcleo leve com funções poderosas adicionadas através de um mecanismo de extensão e mantendo um processo de desenvolvimento aberto, amigável e orientado à comunidade.