PtFAQ

From Inkscape Wiki
Jump to: navigation, search

In Other languages: عربي Deutsch English Español Français Italiano 日本語 中文(简体) Português


Tradução e correção em progresso.

Contents

Informações Gerais

O que é o Inkscape?

O Inkscape é um editor de desenhos vetoriais semelhante ao Adobe Illustrator, Corel Draw, Freehand ou Xara X. Seu grande diferencial é a sua capacidade de utilizar Scalable Vector Graphics (SVG), uma linguagem baseada em XML com a capacidade de descrever desenhos e gráficos bidimensionais utilizando vetores, como seu formato nativo. Criado pela W3C, o SVG é um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa.



O que são gráficos vetoriais?

Em contraste com editores de imagem como Photoshop ou Gimp que trabalham com imagens raster(bitmap) , o Inkscape armazena suas produções em um formato vetorial. Gráficos vetoriais são descrições de formas e objetos que vemos em uma imagem que não possuem uma resolução fixa sendo baseados em vetores matemáticos. Em contraste com as imagens vetoriais imagens raster ou bitmap estão sempre atreladas à uma resolução.

Gráficos vetoriais e gráficos em bitmap trabalham em conjunto. Cada um possuí um propósito sendo utilizados em diferentes contextos. Gráficos em bitmap são melhores por exemplo para o uso com fotografias e desenhos artísticos gráficos vetoriais no entanto são melhores para a criação de logos, imagens com texto, ilustrações técnicas, etc.

Isso não significa que o Inkscape não possa importar imagens em bitmap. Uma imagem em bitmap quando importada pelo Inkscape se torna um novo objeto misturado aos gráficos vetoriais sendo possível realizar sobre ele as mesmas operações realizadas com os outros objetos (mover, transformar, clip, etc.)



O que é 'Scalable Vector Graphics' (SVG)?

Scalable Vector Graphics (SVG) é um padrão aberto baseado em XML utilizado para a manipulação de vetores gráficos desenvolvido pela W3C. Sua aceitação tem crescido rapidamente. A maioria dos editores vetoriais atuais são capazes de importar ou exportar arquivos em SVG. Além disso, navegadores web modernos como Firefox, Opera e Chrome são capazes de exibir imagens em diretamente do svg sem que seja necessário o uso de plugins. (Para o Internet Explorer, existe um SVG Viewer plugin criado pela Adobe).


O Inkscape está pronto para ser usado por usuários comuns?

Sim! O Inkscape pode ainda não prover todas as funcionalidades dos editores de gráficos vetoriais mais famosos no entanto suas ultimas versões conseguem sim realizar edições de alto nível utilizando boa parte das funções vetoriais. São inúmeros os relatos de pessoas que utilizam com sucesso o Inkscape para os mais variados fins como: desenvolvimento web, diagramas técnicos, criação de ícones e logos, mapas, etc. Podemos citar como exemplo milhares de imagens utilizadas pela Wikipedia criadas com o Inkscape, como também a maioria do conteúdo em openclipart; outros exemplos de produções podem ser encontradas aqui.



O Inkscape está disponível para quais plataformas?

Nos fornecemos tarballs para Linux, pacotes de Instalação para for Windows XP/Vista/7 e Mac OS X (DMG). Sabemos que o Inkscape é utilizado com sucesso no FreeBSD e outros sistemas Unix-like. Windows 98/ME e 2000 não são suportados. Veja mais em sistemas suportados.



Como surgiu o Inkscape?

O Inkscape surgiu no final de 2003 como um fork do projeto Sodipodi . Quatro desenvolvedores do Sodipodi (Bryce Harrington, MenTaLguY, Nathan Hurst, and Ted Gould) decidiram criar um ferramenta de desenhos vetoriais que fosse totalmente compatível com Scalable Vector Graphics (SVG) em C++ e que também utiliza-se uma interface mais amigável baseada nos princípios do GNOME Human Interface Guidelines (HIG), além de possuir um desenvolvimento totalmente baseado em comunidades abertas. Em alguns meses o projeto já havia produzido algumas versões com boas ferramentas e muitas melhorias no código-fonte se estabelecendo como um notável projeto Open Source.



O que significa o nome 'Inkscape'?

O nome é a junção de duas palavras da língua Inglesa sendo elas: 'ink' e 'scape'. Ink pode ser traduzido como tinta, utilizada para desenhos e quando um esboço está pronto para finalmente ser criada um versão final em papel. Isso nos remete a ideia de que o Inkscape está pronto para produzir o seu trabalho final. A palavra Scape tem vários significados no português cada um atrelado a um contexto diferente. Podemos traduzir a palavra nesse contexto como paisagem. Isso permite associar a visão de múltiplos objetos contidos nessas paisagens como mares, floretas, animais com a natureza orientada a objetos do editor de imagens.



É possível criar páginas web utilizando o Inkscape?

Em partes, sim.

Muitos autores utilizam o Inkscape para criar o esqueleto de suas páginas e também para produzir elementos da página em si como: banners, logos, ícones entre outros.

Graças aos avanços no suporte do formato SVG em navegadores web (Firefox, Chrome ou Opera), utilizar SVG diretamente na página se tornou mais do que uma simples possibilidade. Navegadores modernos exibem imagens em SVG de forma correta então essa é uma possibilidade para desenvolvedores explorarem em seus websites.

Infelizmente alguns navegadores não suportam o formato SVG mesmo este sendo o padrão para a industria. Então muitos desenvolvedores costumam converter suas imagens SVG em png de alta qualidade.



Como eu faço para adicionar um link em um objeto SVG para uma página web?

É possível adicionar links em objetos no Inkscape clicando com o botão direito do mouse sobre ele, e novamente clicando em 'Criar Link'. Então, clique com o botão direito no link criado e escolha 'propriedades' para adicionar o endereço e outras configurações.

Outra maneira de inserir o link é editando o XML diretamente. Abra o editor XML do Inkscape (shift+ctrl+X) ou utilize seu editor favorito.

Primeiramente procure pelo elemento <svg> e tente adicionar o seguinte código caso ele não esteja lá.

xmlns:xlink="http://www.w3.org/1999/xlink"

Então encontre o objeto que você deseja que os usuários possam clicar. Vamos supor que o objeto seja um elipse vermelha descrita no XML da seguinte maneira:

   <ellipse cx="2.5" cy="1.5" rx="2" ry="1"
            fill="red" />


Envolva o objeto com a tag: "a xlink:href":

 <a xlink:href="">
   <ellipse cx="2.5" cy="1.5" rx="2" ry="1"
            fill="red" />
 </a>

Então preencha com URL de destino:

 <a xlink:href="http://inkscape.org/">
   <ellipse cx="2.5" cy="1.5" rx="2" ry="1"
            fill="red" />
 </a>

Feche o editor e retorne para o modo de edição gráfica.



É possível criar animações utilizando o Inkscape?

Não, nenhuma das versões do Inkscape suporta animações em SVG ainda. Sua utilização até este momento está condicionada apenas a criação de gráficos 2-D estáticos. Entretanto, é possível exportar os gráficos do Inkscape para serem usados em animações Flash ou GIFs.

Além disso desde de Fevereiro de 2006 o Blender consegue importar gráficos em SVG e através de operações próprias renderizar gráficos 3-D.

Existem planos para que futuramente o Inkscape tenha suporte para animações.



Existem planos para uma versão 1.0 do Inkscape? Como ela seria?

O desenvolvimento do Inkscape acontece de forma contínua e inevitavelmente algum dia alcançaremos a versão 1.0. No entanto, não existe uma data definida para o lançamento.

Um dos objetivos que devem ser atingidos antes do lançamento de uma versão 1.0 é a implementação completa da especificação 1.1 do SVG.




Utilizando o Inkscape

Como rotacionar objetos?

O Inkscape segue a mesma convenção utilizada pelo CorelDraw, Xara e alguns outros programas: ao inves de utilizar uma ferramenta unicamente para rotacionar os objetos a ferramenta de seleção(flecha, seta) assume esse papel. Para alternar entre as funções basta clicar sobre o objeto novamente uma vez que a ferramente de seleção foi escolhida.

Também é possível utilizar as teclas '[' e ']' para rotacionar os objetos selecionados (caso a tecla Ctrl esteja selecionada o objeto será rotacionado em 90°; caso seja a tecla Alt os objetos serão rotacionados em 1px para o zoom atual )



Como redimensionar ou rotacionar um grupo de nós?

Ainda não é possível realizar essa operação utilizando o mouse, mas é possível com o teclado. Quando vários nós são selecionados utilizando as teclas '<' e '>' é possível redimensiona-los e utilizando as teclas '[' e ']' rotacioná-los. É possível também utilizar as teclas h e v para alterar a posição dos nós verticalmente ou horizontalmente.



Como mudar a cor do Texto?

Textos possuem o comportamento parecido com qualquer outro objeto no Inkscape. Dessa maneira é possível alterar seu preenchimento ou a cor da borda da mesma maneira que um circulo, ou qualquer outro elemento. Para isso basta utilizar a barra na parte inferior da interface, lembrando que é possível colar e copiar as cores de outro objeto clicando com o botão direito do mouse sobre o menu indicador de cor do objeto.

Além disso é possível mudar a cor de partes do texto. Para isso selecione a parte do texto desejado com o mouse ou as teclas shift+seta e utilize o mesmo procedimento usado para o texto completo.



Como inserir símbolos matemáticos ou outros símbolos especiais no desenho?

Para inserir um simbolo especial pressione Ctrl+U enquanto estiver editando um texto e entre com o código Unicode do símbolo desejado. Uma pré-visualização do símbolo é mostrada na barra de status. Quando terminado pressione Enter. Uma lista de caracteres Unicode pode ser encontrada em: unicode.org.

Obs: A fonte utilizada deve possuir o caractere ou então será mostrado um caractere substituto para demonstrar que o escolhido não foi encontrado.

Existe uma maneira também de inserir formulas LaTeX diretamente no Inkscape. Para isso acesse o menu: Extensões-> Renderizar-> Formula LaTeX. Tenha certeza de que o programa "pstoedit" esteja instalado ou então este menu não estará disponível.



Como desenhar uma curva do tipo Seno no Inkscape?

Inkscape possui uma extensão chamada de Function Plotter. Ela pode ser usada para criar curvas seno ou qualquer outro gráfico de função. Para acessar esta função vá para o menu de Extenções -> Renderizar -> Desenhar Função.



Como medir distâncias e Ângulos?

O Inkscape ainda não tem uma ferramenta totalmente dedicada para realizar medições. No entanto podemos usar a ferramenta Caneta bézier (Shift+F6) para esta função. Clique sobre o final o segmento que deseja medir e então mova o mouse (sem clicar) até a outra ponta. Na barra de Status será possível visualizar a distância e o ângulo formado entre os dois pontos. Pressione então Esc para cancelar.



O Inkscape suporta palhetas de cores? Onde posso armarzenar e salvar cores para o uso posterior?

O Inkscape usa o mesmo formato de palhetas que o GNU Image Manipulation Program (Também conhecido como GIMP), o .gpl. Para instalar uma palheta, copie o arquivo .gpl para a pasta share/palettes no diretório de instalação do Inkscape.



Como posso imprimir os tutoriais? Quando impresso a formatação fica ruim e não consigo lê-los na tela do computador.

Todos os tutoriais em todas as linguagens estão disponíveis online em HTML nesta paǵina e podem ser facilmente impressos diretamente do navegador.



Posso utilizar configurações diferentes para novos documentos criados pelo Inkscape?

Sim. Quando criado um novo documento o Inkscape carrega o template padrão de documentos com seus formatos, grades, parâmetros para exportar, etc. Você pode salvar outros documentos como o template padrão alterando o ~/.inkscape/templates/default.svg no Linux e [inkscape dir]/share/templates/default.svg no Windows. Caso você salve o arquivo com algum outro nome ele estará disponível no submenu Arquivo -> Novo mas não será carregado automaticamente.

Se você usa uma versão do Inkscape preparada para alguma região, como a França por exemplo, o documento default.fr.svg será usado no lugar do default.svg.



As imagens do meu documento desaparecem e recebo um aviso de "Imagem não encontrada".

Isso acontece quando imagens do tipo bitmap/raster são importadas, por que elas não são armazenadas dentro de um arquivo do inkscape por padrão. O que é armazenado é apenas o endereço da imagem. Caso você mova a imagem para outra localização o Inkscape não é capaz de encontra-lá sozinho.

Como posso contornar esse problema? Existem várias soluções.

1. Você pode embutir a imagem no seu arquivo do Inkscape. Nas versões atuais o Inkscape pergunta se o usuário quer embutir a imagem logo ao importá-la. Nas versões antigas vá em Extensões -> Imagens -> Incorporar Imagens.

2. Outra possibilidade, em muitos casos melhor, é "rasterizar" bitmap para que sejam geradas imagens vetoriais. Para isso selecione a imagem e vá em Caminho -> Rasterizar bitmap. Para entender melhor essa ferramenta visite o link

Contribuindo com o projeto Inkscape

Como posso ajudar o projeto Inkscape?

Se você é um desenvolvedor, pegue o código e comece a programar! Quando o seu código estiver pronto envie em um patch para compartilhar seu código com outros usuários.

Escritores e tradutores também são muito necessários principalmente para a tradução de manuais de usuário e internacionalização dos arquivos de interface ([[]I18N]).

Nós levamos as contribuições muito a serio seguindo a filosofia de: "Produza e discuta depois". Dessa forma é muito provável que suas contribuições logo estarão presentes no código-fonte do projeto. É claro que existem convenções que devem ser respeitadas mas nos fazemos um grande esforço para deixa-las o mais claro possível.



Existem maneiras de contribuir que não envolvam programação?

Claro! Existe muito trabalho com programação a ser feito mas também existem várias tarefas que não envolvem linhas de código e que certamente ajudariam e muito Inkscape a crescer cada vez mais. Como por exemplo:

(--- Em processo de tradução ---)


Onde posso encontrar banners do Inkscape?

Nesse link existe um:

http://www.inkscape.org/images/inkscape_80x15.png

Sinta-se livre para contribuir com seus próprios banners ou botões que promovam o Inkscape. E depois linka-los aqui.





Questões Legais

Sob qual licença o Inkscape é distribuído?

GNU GENERAL PUBLIC LICENSE Versão 2, Junho 1991 [1].

De maneira simples isso significa que todos estão livres para usar e distribuir o Inkscape para qualquer propósito, comercial ou não comercial, sem nenhuma restrição. Podemos também modificar o programa da maneira que desejarmos desde de que caso a versão modificada seja distribuída será fornecido acesso ao código fonte desta versão.

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox